segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Técnicos desvendam ‘mitos’ da informática

Saiba o que é verdade e mentira quando o assunto é cuidar do computador

Colocar ímã em computador, fumar e teclar ao mesmo tempo podem provocar danos irreparáveis nos computadores? As respostas de especialistas não são unânimes, mas servem de parâmetro para quem quer obter o melhor desempenho da sua máquina e operá-la de forma mais segura. Uma das dúvidas mais freqüentes é quanto ao uso de ímãs no monitor e CPU da máquina. Com ele a vida fica bem mais fácil e os recados ficam à vista, mas eles podem provocar danos irreparáveis no HD da máquina.

“O ímã pode danificar principalmente os monitores de tubo, pode até queimar a tela”, afirma Conrado Rebessi, assessor técnico da Informática de Municípios Associados (IMA). Segundo ele, o disco rígido também pode ser afetado pelo uso de um ímã forte na máquina.

Fumar enquanto manuseia o computador é uma daquelas dúvidas que não foram respondidas de forma igual pelos técnicos. Para Leandro Montovani, técnico em informática, o único dano que o cigarro pode provocar é em humanos. “Isso é mito”, resume.

Já para Conrado, o acúmulo de cinzas no teclado e até mesmo no CPU da máquina pode causar problemas. “O computador tem partes mecânicas e elétricas e precisa ter boa conservação”, reforça.

Desligar o aparelho diretamente na tomada também é atitude reprovada pelos especialistas ouvidos pela reportagem. “Se você estiver processando informação pode perder arquivos, mas se o computador estiver parado, o risco é mínimo”, reforça Leandro Montovani. Os três técnicos são unânimes em afirmar que quando o assunto é computador, o que vale é o bom senso.

Nenhum comentário: